Acompanhe o Aventuras na Bike: www.aventurasnabike.com.br
Siga nossas redes sociais:
Instagram – @aventuras_nabike
Facebook – @aventurasnabike
Quer nossa equipe no seu evento ou sugerir matérias?
Fale com a gente: (47) 99227-6267 Link direto whatsapp: https://bit.ly/3DjIH3v
Quem utiliza a bicicleta, seja para o trabalho ou por lazer/esporte, muitas vezes pedala sem ter nenhum equipamento de proteção. Quando acontece um acidente o ciclista acaba se machucando e, em muitos casos, chega a ter fraturas pelo corpo com a queda/choque.
O ciclista precisa obrigatoriamente estar com equipamentos de proteção no momento de utilizar sua bike, principalmente o capacete que, além de proteger contra cortes, escoriações e raladuras, ainda ajuda a proteger contra traumatismo craniano no caso de grandes impactos ou, então, de lesões celebrais no caso de tombos, batidas em objetos ou situações que geram resultados graves.
Vale ressaltar que utilizar o capacete melhora a dinâmica durante o percurso e, por isso, é importante conhecer os tipos de capacetes e escolher o equipamento adequado para você, de acordo com a atividade que você deseja praticar.
Não esqueça que nem sempre o melhor capacete é o mais caro, pois eles possuem características diferentes, cada um direcionado a uma espécie de atividade. Pesquise bem antes de decidir qual você deve comprar. A utilização de um capacete proporciona um sentimento de maior segurança, além de tranquilizar entes queridos que o veem praticar esportes ou utilizar a bike para lazer.
É muito importante que o usuário da bike cuide também de sua proteção, utilizando luvas, buzinas, faróis, capacetes e etc., devendo escolher o equipamento mais adequado.
Tamanho ideal do capacete
No mercado, existem diversos tamanhos de capacetes, por isso, o usuário deve se atentar para o tamanho adequado na compra do capacete. Observe se ele cobre parte bem a sua testa, de preferência até dois dedos antes da sua sobrancelha, além do ajuste da fivela.
Ajuste corretamente as tiras que formam, um V (essas tiras ficam nas laterais e no queixo), após fazer isso, abra a boca o máximo que puder. O capacete deve pressionar sua cabeça, do contrário ele não está corretamente ajustado ou seu tamanho pode está errado.
Vida útil de um capacete
É recomendado que o capacete seja trocado após 5 anos de sua compra, já que esse é o tempo em média que a espuma ou outros materiais do capacete começam a se deteriorar. É de suma importância você trocar o capacete caso algum impacto o rache, sendo indicado que mesmo sem qualquer dano aparente, após um impacto, batida, acidente, você substitua seu capacete, já que esse é um item de segurança.
A maioria dos fabricantes que disponibiliza a garantia extra de troca do produto costuma pedir o laudo médico, caso o acidente tenha ocasionado a necessidade de atendimento médico ou que você demonstre o dano causado exibindo o próprio capacete.
Modelos de capacetes
- Capacete mountain bike
Esse modelo de capacete é o mais utilizado por quem usa bicicleta como um esporte, pois é muito ventilado, já que possui entradas de ar, em busca de dar maior conforto para quem pratica esportes, como trail ou all montain, além de ainda ser possível que eles tragam proteção contra o sol, como viseira, que é ideal para proteção contra possíveis obstáculos, quando você estiver realizando algum esporte radical. O melhor desse tipo de capacete, é que eles trazem a possibilidade de retirar a viseira, para o uso do capacete no dia a dia.
- Capacete urbano
Esse é o capacete mais comum de ser visto, já que é o mais utilizado pelas pessoas que costumamos ver andando pelas ruas. O capacete urbano é ventilado, e ajustável no rosto, parece um coquinho, por isso, é conhecido assim, como “capacete coquinho”. Possui um bom custo-benefício e é ideal para quem anda de bicicleta por meio de ciclovias, ruas, avenidas e é muito indicado como proteção durante o lazer.
- Capacete downhill
Este é o capacete ideal para proteção, já que é o modelo que traz maior resistência, sendo a indicação correta para quem deseja fazer esportes que tenham maiores riscos, em meio a pedras, grandes descidas, árvores e etc., a maior vantagem, além da resistência que possui, é que ele protege o rosto inteiro.
- Capacete estrada
Os capacetes estrada também são mais utilizados para esportes que trazem obstáculos, são mais leves que os mountain bike, pois possuem um design feito diretamente para cortar o vento, aumentando assim o seu dinamismo, sendo possível que encontre esse modelo de capacete possuindo viseira, para quem também deseja se proteger do sol.
Dicas para escolher o melhor capacete
Tipo de atividade: Antes de comprar seu capacete, decida que tipo de atividade irá realizar com a sua bike, se é apenas para lazer ou esporte;
Loja de confiança: É importante também procurar uma loja que apresente bons valores, aconselhamos que você busque também os preços da internet, pois na grande maioria das vezes são mais em conta, lembrando que você deve optar por lojas confiáveis.
Funcionalidade: Não se preocupe apenas com beleza, busque um capacete que seja adequado para a função que você deseja, Prefira capacetes que possuem viseiras, pois elas dão ao usuário proteção contra o sol.
Tamanho: Com uma fita métrica meça a circunferência do seu crânio, depois meça o tamanho de 2,5 cm acima da sobrancelha, pois é o local onde deve ficar o capacete. Após tirar essas medidas busque capacetes que se adequem a elas.
Aerodinâmica: No caso de você desejar maior aerodinâmica, opte por capacetes do tipo aero, porém eles não têm nenhuma ventilação, sendo mais indicados para atletas profissionais que irão os usar em provas de ciclismos ou pistas.
Revestimento: Não esqueça de observar se o revestimento, forro, ou acolchoamento do produto é removível, pois isso possibilita que haja uma higienização mais fácil e eficaz.
Com informações do portal: https://bicicletaparatodos.com.br
Crédito das imagens: Freepik