Desde 2018 a Aliança Bike realiza a Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas, buscando mostrar tendências, mudanças e perspectivas para as lojas de bicicletas de todo o país. Por conta da pandemia de Covid-19, desde a edição de 2020 a pesquisa é realizada de forma virtual através de questionário (survey) enviado diretamente aos lojistas. Este ano tivemos uma amostra importante, com respostas de 320 lojistas de todo o país.
Além da Pesquisa Anual, incluímos os dados secundários da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) referentes ao comércio varejista de bicicletas e reparação de bicicletas, compondo um cenário bastante completo sobre essa atividade do nosso mercado.
Os resultados dos dois levantamentos reforçam a importância das lojas de bicicletas para a economia nacional – seja pela geração de emprego e renda, ou mesmo pelas tendências observadas e que refletem em toda cadeia produtiva da bicicleta. As lojas são, enfim, uma síntese do setor de bicicletas; e um olhar mais atento nos dá indicativos importantes do que está acontecendo com esse mercado.
RESUMO EXECUTIVO (SURVEY)
- 95% das lojas estão enquadradas no regime Simples Nacional
- 79% estão registradas na CNAE 47.63-6-03 (Comércio varejista de bicicletas e triciclos, peças e acessórios)
- 72% dos funcionários são contratados em regime formal (CLT)
- 40% das lojas vendeu até 50 bicicletas em 2021
- 51% das lojas tem até 5 anos de idade
- 43% das lojas faturou até R$100 mil em 2021, no entanto o porte mediano das lojas, considerando o faturamento bruto, está entre R$100 mil e R$500 mil reais.
- Quanto maior a idade da loja, maior seu faturamento médio
- O serviço de mecânica e revisão já representa 35% do faturamento das lojas
- A mountain bike continua sendo o modelo mais ofertado nas lojas
- A oferta do modelo balance bike cresceu e chegou em 52% das lojas
- 77% das bicicletas vendidas custam em média até R$ 3.000,00
- 52% das lojas vende na internet (e-commerce) e quanto maior o faturamento, maior a proporção de lojas com e-commerce
- 53% das lojas que vendem na internet utilizam plataformas já existentes (marketplace)
- Maior parte das lojas apoia grupos de pedal ou intervenções e eventos no entorno da loja
RESUMO EXECUTIVO (RAIS)
- O número de estabelecimentos vem crescendo ano a ano
- O volume de vínculos formais no mercado vem crescendo igualmente
- Sudeste e nordeste concentram estabelecimentos e vínculos
- As melhores remunerações estão no sul e no centro-oeste
- Os trabalhadores formais do setor são em grande maioria homens, com até 39 anos e ensino médio completo
- A remuneração relativa apresentou queda expressiva entre 2017 e 2021, com cenário de recuperação entre 2020 e 2021
- O saldo de produção de vínculos formais foi bem em 2020 se comparado a 2021
- Os estados que mais produziram vínculos formais foram São Paulo e Minas Gerais
FONTE: ALIANÇA BIKE