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Pesquisa Anual de Comércio Varejista de bicicletas 2022

Desde 2018 a Aliança Bike realiza a Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas, buscando mostrar tendências, mudanças e perspectivas para as lojas de bicicletas de todo o país. Por conta da pandemia de Covid-19, desde a edição de 2020 a pesquisa é realizada de forma virtual através de questionário (survey) enviado diretamente aos lojistas. Este ano tivemos uma amostra importante, com respostas de 320 lojistas de todo o país.

Além da Pesquisa Anual, incluímos os dados secundários da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) referentes ao comércio varejista de bicicletas e reparação de bicicletas, compondo um cenário bastante completo sobre essa atividade do nosso mercado.

Os resultados dos dois levantamentos reforçam a importância das lojas de bicicletas para a economia nacional – seja pela geração de emprego e renda, ou mesmo pelas tendências observadas e que refletem em toda cadeia produtiva da bicicleta. As lojas são, enfim, uma síntese do setor de bicicletas; e um olhar mais atento nos dá indicativos importantes do que está acontecendo com esse mercado.

BAIXE O RELATÓRIO COMPLETO

RESUMO EXECUTIVO (SURVEY)

  • 95% das lojas estão enquadradas no regime Simples Nacional
  • 79% estão registradas na CNAE 47.63-6-03 (Comércio varejista de bicicletas e triciclos, peças e acessórios)
  • 72% dos funcionários são contratados em regime formal (CLT)
  • 40% das lojas vendeu até 50 bicicletas em 2021
  • 51% das lojas tem até 5 anos de idade
  • 43% das lojas faturou até R$100 mil em 2021, no entanto o porte mediano das lojas, considerando o faturamento bruto, está entre R$100 mil e R$500 mil reais.
  • Quanto maior a idade da loja, maior seu faturamento médio
  • O serviço de mecânica e revisão já representa 35% do faturamento das lojas
  • A mountain bike continua sendo o modelo mais ofertado nas lojas
  • A oferta do modelo balance bike cresceu e chegou em 52% das lojas
  • 77% das bicicletas vendidas custam em média até R$ 3.000,00
  • 52% das lojas vende na internet (e-commerce) e quanto maior o faturamento, maior a proporção de lojas com e-commerce
  • 53% das lojas que vendem na internet utilizam plataformas já existentes (marketplace)
  • Maior parte das lojas apoia grupos de pedal ou intervenções e eventos no entorno da loja

 

RESUMO EXECUTIVO (RAIS)

  • O número de estabelecimentos vem crescendo ano a ano
  • O volume de vínculos formais no mercado vem crescendo igualmente
  • Sudeste e nordeste concentram estabelecimentos e vínculos
  • As melhores remunerações estão no sul e no centro-oeste
  • Os trabalhadores formais do setor são em grande maioria homens, com até 39 anos e ensino médio completo
  • A remuneração relativa apresentou queda expressiva entre 2017 e 2021, com cenário de recuperação entre 2020 e 2021
  • O saldo de produção de vínculos formais foi bem em 2020 se comparado a 2021
  • Os estados que mais produziram vínculos formais foram São Paulo e Minas Gerais

FONTE: ALIANÇA BIKE

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