Em sua segunda edição, o projeto Ciclovia da Alegria, promovido por empresários e instituições na cidade de Blumenau, distribuiu neste mês de dezembro um total de 202 bikes, sendo 42 novas e 163 usadas, para crianças atendidas nas comunidades vulneráveis da cidade do Vale do Itajaí.
No ano passado, o projeto reuniu um total de 65 bicicletas doadas. Além do período natalino, a campanha de conscientização para a doação de bicicletas usadas também é feita durante o período do Dia das Crianças.
O objetivo do projeto Ciclovia da Alegria é fazer com que as bicicletas paradas ganhem vida, realizando em paralelo uma campanha de conscientização sobre as regras de trânsito e segurança.
Muitas vezes, as bicicletas deixam de ter utilidade muito rápido porque as crianças crescem e logo querem um novo modelo. Com isso, é comum observar nos condomínios residenciais espaços cheios de bicicletas abandonadas por proprietários ou por ex-moradores.
Para o projeto Ciclovia da Alegria, toda bicicleta é uma ferramenta de transformação social. Nova ou antiga, toda bike tem o seu valor.
Entidades beneficiadas com as bicicletas
– Ong Puro Amor
– Associação Criança em Primeiro Lugar
– Amigo Esperança
– Abrigo Nosso Casa III
Ponta pé inicial começou em 2016, em Floripa
O projeto idealizado pelo síndico profissional Volnei Farias Medeiros teve início em 2016, em Florianópolis, com o nome “Fazer o bem faz bem” que, inclusive, foi um dos premiados do Síndicos Planning de 2021 na categoria Ação Social, com 47% das indicações, que aconteceu no dia 13 de novembro.
Em 2019, a ação foi apresentada durante o Workshop Síndicos Planning e a partir daí inspirou o projeto Ciclovia da Alegria, que vem ganhando uma proporção maior com a adesão de novos parceiros.
A ideia da ampliação do projeto “Fazer o bem faz bem” foi dos idealizadores do Síndicos Planning, Karina Kino Pardal e Luis Pardal, que, sensibilizados com a iniciativa de Floripa, se engajaram nesta ação social com a missão de ampliá-lo e aumentar a quantidade de bicicletas reformadas.
Com a intenção de mobilizar outros parceiros, os empresários apresentaram o projeto para o Conselho Diretor do Rotary Club de Blumenau Victor Konder e ao 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, que se encantaram e abraçaram a causa.
A ação que começou dentro dos condomínios ganhou uma amplitude com a coleta de bicicletas em toda a comunidade, proporcionando ações de educação social com palestras e segurança no trânsito.
“Existem projetos que transpõem os limites do condomínio e abraçam a comunidade e a Ciclovia da Alegria é um deles”, destaca o empresário Luís Pardal.
O fundador do Rotary Club Blumenau Victor Konder, Ari Antônio Fischer, lembra que o projeto teve aprovação unânime dos associados, que acharam perfeitamente exequível com alcance relevante ao proporcionar a entrega de um brinquedo tão marcante na vida de uma criança. “A Ciclovia da Alegria é um marco na trajetória do Rotary Victor Konder, despertando nos companheiros o gratificante sentimento de ser útil à sua comunidade. Como fundador, estou orgulhoso dos valorosos companheiros que fazem parte de nosso quadro de associados”, ressalta o fundador.
O Rotary é uma associação de líderes de negócios e profissionais unidos no mundo inteiro que prestam serviço humanitário, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.
Cartilha de Educação no Trânsito
A novidade desta edição de 2021 é que a Ciclovia da Alegria está sendo levada a escolas particulares, com o objetivo de estimular os alunos que têm bicicleta fora de uso a fazerem doações.
A Escola Barão do Rio Branco se engajou nesta causa e uma das atividades da gincana anual, na categoria ações comunitárias, foi arrecadar bicicletas em desuso. Mesmo as gincanas sendo mais restritas em razão da pandemia da Covid-19, os alunos conseguiram arrecadar 85 bicicletas, que foram entregues às crianças carentes no Natal.
Além disso, 290 alunos do 3º e 4º ano da Escola Barão participaram de um concurso de desenhos em sala de aula que irão ilustrar uma cartilha de Educação no Trânsito. “Essa cartilha vai servir de material para muitas escolas e outras instituições. Certamente este projeto só tende a crescer, pois aborda a conscientização, mostrando as dificuldades do trânsito em Blumenau e a bicicleta só vem para contribuir com a locomoção. Boas ideias, como a Ciclovia da Alegria, precisam ser disseminadas”, informa o diretor da Escola Barão do Rio Branco, Marcos da Silva.
Cartilha repassa conhecimentos sobre as regras
A produção da cartilha é feita em conjunto com os parceiros do projeto, sendo a Polícia Militar de Blumenau responsável pelo conteúdo e a Inspiracom pela diagramação. A cartilha, assim como as palestras, contribui para repassar conhecimentos sobre as regras relacionadas ao ciclismo, como a condução segura e o uso de ciclovias e ciclofaixas, por exemplo.
O conteúdo tem uma linguagem adaptada ao público infanto-juvenil, para que eles aprendam as regras básicas de trânsito de forma lúdica. Assim, a Ciclovia da Alegria também ajuda na conscientização de crianças e adultos sobre a segurança no trânsito.
A cartilha será encartada na revista Diretório Condominial e distribuída para síndicos de Santa Catarina, para divulgar de forma lúdica para as crianças que moram nos condomínios as principais regras de educação e segurança no trânsito aplicados ao uso da bicicleta.
Mutirões
Este projeto oportunizou um maior engajamento dos integrantes do Rotary nas atividades sociais do clube, devido aos mutirões realizados para a revitalização das bicicletas usadas. “É uma atividade bastante árdua para quem tem pouca habilidade ou conhecimento, mas a participação voluntária dos companheiros fortalece a união dentro do Rotary para a realização de serviços humanitários. Estamos muito carentes de profissionais hábeis que possam nos auxiliar nessa tarefa, dado ao grande número de unidades a serem restauradas”, comenta Ari, fundador do Rotary Victor Konder.
Ari diz que precisa de mais empresas que apoiem o projeto, pois uma das dificuldades é em relação à manutenção e recuperação das bicicletas. “A contribuição de pessoas especializadas poderia ser muito significativa. Toda e qualquer ajuda será muito bem-vinda”, salienta.
Apoiadores do projeto Ciclovia da Alegria
O Rotary Club Blumenau Victor Konder, o 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, a Inspiracom Marketing e Comunicação e Síndicos Planning integram a comissão organizadora do projeto Ciclovia da Alegria e contam com o importante apoio das empresas:
Altenburg Têxtil, BEM BOM – Salgadinhos para Festas e Eventos, Cemitério e Crematório São José, Club dos Corretores do Vale do Vale do Itajaí, Dinâmica Sul Assessoria Imobiliária, Giassi Supermercados, Group Consultoria – Consultoria e Contabilidade, Grupo Cristina, Metalclin Hospitalar, Nathor Bicicletas, Olho Embutidos e Defumados, Vale Auto Shopping Blumenau, Solar Vale Energia e Sustentabilidade, Tapeçaria Italiana, Usimatec e Viacredi – Cooperativa de Crédito.
Como participar do projeto Ciclovia da Alegria, em Blumenau
Para doar bicicletas usadas, os interessados podem levá-las ao ponto de coleta instalado na empresa Tapeçaria Italiana (Rua Bahia, nº 819, Bairro Salto – Blumenau)
A doação das bicicletas será feita a famílias em vulnerabilidade social, que serão selecionadas e indicadas exclusivamente por ONGs de Blumenau. O contato será feito diretamente com as famílias após a conclusão da reforma das bicicletas.
Para apoiar: por meio de cotas, as empresas interessadas devem entrar em contato pelos telefones/WhatsApp (47) 98801-8021 (Waldemar Hasse) ou (47) 99147-4789 (Luis Pardal)
Informações: entrar em contato pelos telefones/WhatsApp (47) 98801-8021 (Waldemar Hasse) ou (47) 99147-4789 (Luis Pardal).
Com informações do Rotary Club Blumenau Victor Konder.