A cidade de Curitiba (PR) vai ganhar um sistema de bicicletas compartilhadas. As cinco primeiras estações já foram instaladas, em 20 de junho, nas Praças Tiradentes, Zacarias, Carlos Gomes, Osório e na avenida Visconde do Rio Branco.
Contando com 265 km de estruturas cicloviárias já implementadas – e meta para 408 km até 2025 – Curitiba já experimentou um sistema de bikes compartilhadas em 2018, com as bicicletas da Yellow. Contudo, o sistema foi descontinuado pouco mais de um ano depois.
Desta vez, a responsável pela instalação e toda operação é a Tembici, que foi a primeira empresa a apresentar proposta no chamamento público realizado pela prefeitura, que abrangia a implantação, instalação, manutenção e operação do sistema de bikes compartilhadas.
A ideia é que a partir de agosto as primeiras bikes já estejam disponíveis à população. A implantação, segundo a Tembici, acontecerá em etapas, compreendendo instalações elétricas, mobiliário, painel publicitário e, por último, as bicicletas em si.
A primeira fase do projeto prevê a instalação de 50 estações com oferta de 500 bicicletas, entre convencionais e elétricas. O que se sabe, até o momento, é que as estações irão funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo o acesso a informações, cadastramento de usuários, além da retirada e devolução das bicicletas, de forma ininterrupta.
Os interessados em usar o serviço deverão se cadastrar no aplicativo da Tembici e escolher um plano de assinaturas, que pode ser mensal ou anual, além da viagem única e plano de lazer. Os valores ainda não foram definidos.
FONTE – ALIANÇA BIKE:
MATÉRIA COMPLETA: https://rebrand.ly/cwbike