Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Ciclovia chama a atenção em Balneário Camboriú/SC

As curvas desenhadas na nova ciclovia da Estrada da Rainha, em Balneário Camboriú, foram planejadas para evitar sinistros de trânsito envolvendo ciclistas em alta velocidade.

Para promover a segurança de ciclistas em uma avenida de Balneário Camboriú, a prefeitura da cidade construiu uma obra cicloviária um pouco fora do convencional. A inspiração é a Lombard Street, uma ladeira íngreme localizada na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

As curvas desenhadas na nova ciclovia da Estrada da Rainha, em Balneário Camboriú, foram planejadas para evitar sinistros de trânsito envolvendo ciclistas em alta velocidade. Somente no ano de 2021, duas pessoas em bicicleta morreram atropeladas na via. O projeto foi pensando também para transformar a via em um ponto de turismo de contemplação.

O desenho da nova ciclovia – que teve participação direta da associação local de ciclistas – gerou polêmica e debates, pois obrigaria ciclistas a distâncias maiores em seu trajeto e a um caminho de menor eficiência e lógica para a pedalada. Por outro lado, a questão da segurança precisava ser solucionada.

O trajeto possui curvas bem abertas e de uma angulação que você consegue manobrar a bicicleta faz a diminuição da velocidade ser obrigatória para o ciclista, trazendo assim mais segurança.

Apesar de ter viralizado na internet pelo formato em “Zigue-zague” a opinião não é unânime “Muito legal a nova Ciclovia em Balneário Camboriú. Mas não tem nenhum sentido o desenho dela, obrigando ciclistas a pedalarem o dobro da distância. E pior: o desenho retilíneo foi deixado aos automóveis, que são os que mais precisam de controle de velocidade”, comentou Daniel Guth, pesquisador em políticas de mobilidade urbana, mestre em urbanismo pelo PROURB/UFRJ e diretor executivo da Aliança Bike.

Notícias Semelhantes

Notícias Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *