Acompanhe o Aventuras na Bike: www.aventurasnabike.com.br
Siga nossas redes sociais:
Instagram – @aventuras_nabike
Facebook – @aventurasnabike
Quer nossa equipe no seu evento ou sugerir matérias?
Fale com a gente: (47) 99227-6267 Link direto whatsapp: https://bit.ly/3DjIH3v
A equipe do portal Aventuras na Bike marcou presença na visitação especial da Usina Piraí, localizada na zona rural de Joinville, no dia 5 de março. Durante todo o dia, a Celesc abriu as portas desta estrutura de geração de energia para receber milhares de visitantes. Muitos ciclistas prestigiaram o evento que integrou a programação especial de aniversário de 171 anos de Joinville.
Grupos de ciclismo da região Norte, como o Pedala Joinville, estiveram presentes, percorrendo o trecho do centro da cidade até a Cascata Piraí, onde fica localizada a usina hidrelétrica. Vale destacar que o Pedala Joinville instalou uma tenda onde integrantes do grupo davam orientações de trânsito e distribuíam adesivos.
Entre as atrações culturais, aconteceu uma apresentação especial da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, além de mostra de meio ambiente e uma exposição de produtos típicos regionais e feira de artesanato. A Epagri também estava orientando sobre suas ações desenvolvidas na zona rural.
“A Celesc, mais uma vez, abri as portas de um dos pontos turísticos da região, para que a comunidade usufrua de uma programação diversificada, valorizando a história e o meio ambiente, na Usina Piraí”, destaca o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Pablo Cupani Carena.
Histórico da Usina
A usina, em funcionamento desde 1908, é um patrimônio histórico, sendo a usina mais antiga de Santa Catarina. É uma das únicas do país a gerar energia sem sofrer interrupções desde a inauguração.
Instalada inicialmente com 400kW de potência, no início, fornecia energia para alguns prédios públicos e para iluminação das ruas do centro de Joinville. Hoje, a sua energia continua contribuindo com o sistema elétrico. Porém, mais do que isso, representa um grande patrimônio da energia dos catarinenses.
A energia de Piraí sustentou o desenvolvimento econômico e social de Joinville, principalmente até a década de 1970, quando a energia vinda de outras hidrelétricas passou a atender o crescimento da região.
A região de entorno da Usina, aos pés da Serra do Mar, está ocupada por pequenas propriedades agrícolas. A arquitetura enxaimel de várias casas, algumas centenárias, revela a sua origem: a colonização alemã.
O ambiente campestre, reforçado pela natureza exuberante com rica fauna e flora e belos riachos, atrai hoje inúmeros visitantes, muitos deles adeptos do ecoturismo e ciclo aventura.